top of page

libellum

  • Foto do escritor: Leãozinho
    Leãozinho
  • 4 de mai. de 2019
  • 4 min de leitura

Cenário e contextualização


Domingo de madrugada.

Trabalhando no meu projeto de mestrado em casa. Escrevendo, lendo, lendo e lendo mais um pouco.

Sentada toda torta na cadeira da mesa da sala de jantar, com as pernas jogadas em outra cadeira - típica postura "arreganhada da Luana", como já diria minha mãe.

Da sacada entrava um ventinho que refrescava aquele dia quente.

A noite silenciosa, cidade quieta.


Surpreendo-me quando entra uma libélula pela porta da sacada.

Me assusto, meu coração dispara e fico por alguns momento olhando-a e me perguntando: Mas, uma libélula? Essas horas?


Ela se debate toda na luz.


Não sei explicar, mas sempre tive medo de libélulas. Surpreendem com seu voo rápido! Você pisca os olhos ela está por perto, pisca novamente e já está tentando localizá-la.

Para onde ela foi?


Ao mesmo tempo, sempre as achei fascinantes!


Bom, sou daquelas que busca significados em pequenos detalhes e sempre estou tentando ler entrelinhas - que às vezes nem existem.


Fui surpreendida e meu lado místico quis saber o que a Libélula poderia simbolizar - adoro simbologias relacionadas à natureza.


Como boa curiosa que sou - e distraída também - parei o que estava fazendo e fui ler sobre. Como podem notar, achei tão fascinante que desejei compartilhar.


A primeira pergunta que me veio foi:


Qual origem do nome libélula e por que libélula chama libélula?


O nome Libélula:


Há duas possibilidades de derivação do Latim:


1- libellum. Diminutivo de liber, que significa livre. Mas, diz-se que este diminutivo pode ser atribuído a livro e, então, este nome seria dado por que durante o seu voo as asas se assemelham a um livro aberto.

2- libella. Diminutivo de libra, sinônimo de "balança". Esse bichinho parece se balançar no ar durante o voo.


No português - temos o verbo librar, significando "sustentar-se no ar, colocar em equilíbrio".


No Grego - Esse acrobata tem uma fase larvar subaquática o qual é denominada náiade. Náiade vem do grego náias, que era nome de uma ninfa que vivia nas correntezas cristalinas da antiguidade e durante um passeio nas florestas poderíamos nos encontrar com uma divindade.

Satisfeita com a minha investigação, o próximo passo foi ler sobre o misticismo relacionado a libélula.


O que a Libélulas poderiam simbolizar? Será que estou sendo presenteada por um mensagem sobrenatural?


Libélulas simbolizam transformação


Acredita-se que as libélulas nos convidam a fazer uma mudança para que possamos desenvolver e alcançar o nosso verdadeiro potencial na vida - o qual acredito que jamais será único e imutável. Essa mudança pode ser uma transição da infância para fase adulta - não necessariamente em relação a idade e, sim, em relação a amadurecimento no sentindo de se libertar de ilusões, isto é, adquirir consciência e equilíbrio de si.


Há uma lenda de um dragão muito sábio que, durante a noite, difundia luz com sua própria respiração de fogo. Sua respiração teria criado a arte da magia e da ilusão. Um dia, no entanto, o dragão acabou sendo um prisioneiro de sua própria magia, para tentar enganar um coiote se transformou em uma libélula. Porém, acabou ficando preso no novo corpo e perdeu todo o seu poder.


Para adquirir consciência de si necessitamos de um pouco de introspecção. Voltar seu olhar para dentro e ir além das aparências para se deparar ou reconectar-se com sua identidade.


Dessa forma, libélulas simbolizam iluminação, renascimento. Acredita-se que usar um pingente de libélula significa que sua vida está em curso uma mudança ou que você está procurando seu próprio equilíbrio e controle mental.


Simbolizam liberdade, paz e a busca da verdade


Em algumas culturas europeias, a libélula é vista como um símbolo da liberdade, da paz e da busca da verdade. Por outro lado, para os noruegueses a libélula é designada “fura olhos” e para os holandeses a libélula “morde cavalo”. São associadas a criar confusão, e muitas vezes são chamadas de "cortadoras de orelhas” ou “agulhas do diabo" por causa do seu corpo fino e longo.


Simbolizam força e prosperidade


Há também menções a esses insetos como símbolos de força e prosperidade. No Oriente, a libélula simboliza sorte, harmonia e prosperidade. Os samurais tinham em seus capacetes a representação da libélula como esperança de vitória sobre o inimigo e como símbolo de força e coragem.


Simbolizam a criatividade


Para os Maias a libélula representava a deusa da criatividade, Ix Chel: Acredita-se que ela foi trazida à vida com as asas da libélula e músicas mágicas.


Simbolizam a verdade oculta - a reencarnação e almas dos mortos


Para os nativos americanos este invertebrado representava as almas dos mortos, almas abandonadas.

Simbolizam proteção


O povo birmanês possuíam um ritual que relacionava-se a proteção, o qual jogavam libélulas nas águas que cercavam seus assentamentos. Acredita-se que este ritual a princípio tinha a intenção de controlar a população de mosquitos e, assim, resultava na prevenção da disseminação de doenças trasmitidas por eles - como febre amarela ou malária.



Me surpreendi com a quantidade de simbologias! Termino aqui a história de como me apaixonei por libélulas!


  • E vocês? Sabem de curiosidades sobre as libélulas que não pontuei? Me conta!





Fontes:


https://www.dicionarioetimologico.com.br/libelula/

https://osegredo.com.br/libelulas-nos-transmitem-essas-6-mensagens-espirituais/

https://meusanimais.com.br/libelulas-saiba-tudo-sobre-esse-incrivel-inseto/

https://www.greenme.com.br/significados/5918-libelula-significado-simbologia

Comments


© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page